Resenha: O Doador de Memórias

Livro: O Doador de Memórias
Autor(a): Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 224
Sinopse: Skoob
Gênero (s): Distopia
Avaliação: 

Resenha: Narrado em terceira pessoa, você é surpreendido com uma narrativa objetiva e envolvente. Nessa, história conhecemos Jonas, um menino de 12 anos que vive em uma sociedade "perfeita". Lá não há sentimentos, por esse motivo as pessoas vivem em plena paz, também não há qualquer tipo de diferença entre elas, já que enxergam tudo em preto e branco.

Jonas está prestes a completar 12 anos, idade de transfonação para essas pessoas, onde eles serão designados para suas casas de trabalho, onde ficarão até morrer. Os trabalhos variam de médicos, a Jardineiros.


Nosso garoto, acaba de ser selecionado para ser "O doador de Memorias", profissão de estrema importância para essa sociedade, já que eles se basearam nessas memorias (como se fosse as memorias que temos hoje), para criar essa sociedade perfeita. A partir deste momento, Jonas, começa a ter uma visão totalmente diferente da sua sociedade. E descobre que anteriormente a ultima escolhida a ser Doadora de Memorias, não conseguiu terminar seu treinamento, e ninguém, pode pronunciar seu nome. 

Essa distopia é bem diferente do que estava acostumada, pois envolve muito mais sentimentos, valores humanos, do que qualquer outra coisa.


E ao final no livro, você tira uma lição muito especial, sobre o que é a vida, sobre a vida que temos hoje. Por mais que tenhamos todos os problema que temos em nossa sociedade, sobre, violência, fome, gerra, sempre vale a pena termos os nossos sentimentos.


Descobri recentemente que essa história foi escrita em 1993, e mesmo tendo poucas paginas. a história é tão bem escrita, que por incrível que pareça, não fica nenhuma ponta solta.



Apesar desse livro ter a capa do filme, eu particularmente gostei muito, achei muito bonita, chama muito a atenção.


Após a leitura, assisti ao filme também para ver, as diferenças, semelhanças, etc. Posso dizer que adorei também ao filme, e achei bem fiel ao livro.


Portanto, recomendo os dois, tanto o livro quanto ao filme.


Por hoje é só!


Beijos!


23 comentários:

  1. Gnt, esse livro é de 1993? Caramba!
    Quero muito ler e ver o filme, n sei qual dos 2 primeiro, haha. Adoro distopias, legal saber q tem um foco diferente do q estamos acostumados ;)
    Bjs Vanessa
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, isso mesmo!!!
      Também adoro distopias!
      Beijos!

      Excluir
  2. Você acredita que eu nunca assisti o filme e nem li o livro? Mas quero muito assisti um dia
    Adorei sua resenha
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, assista e leia!!
      Tenho certeza que irá gostar!
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá. Eu estou enrolando pra ver o filme, só porque não li o livro hahaha. Esta no topo dos meus mais desejados junto com mais alguns. Achei muito interessante a historia e gosto de distopias. na verdade é a primeira resenha que leio rs. Só sabia da história mesmo, só não tinha visto nenhuma opinião. Adorei. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. meus deus eu n esperava nada menos do livro, quando comesei a ler a escrita é envolvente e flui muito rápido.

    ResponderExcluir
  5. Oi. eu li o livro, é interessante, mas não algo que me deixou encantada, aliás, concluir a leitura foi uma tormenta. Não tive tanta paciência para o filme.

    ResponderExcluir
  6. não vi nem o filme, e nem li o livro... a premissa dele não me atraiu... =T
    Não sabia que ele era antigo, achei que tinha sido escrito nesse século xD
    Não curti a capa...

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Apesar de amar Distopias, essa é uma que eu não tenho a menor curiosidade de ler. Apesar dos ótimos comentários, acho que eu não iria curtir a trama igual a maioria das pessoas curtem.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gustavo,
      Entendo perfeitamente. Mas se fosse você daria uma chance ao livro :)
      Beijos!

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu já li muitos comentários sobre esse livro e o acho interessante, mas não é um livro que quero ler desesperadamente, sabe?

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não sou muito de ler distopias, mas mesmo assim vou dar uma chance para o livro e também para o filme, pois acho a ideia bem interessante.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déborah!
      Eu adoro distopias!
      É um dos meus gêneros preferidos!
      Beijos!

      Excluir
  10. Que legal sua resenha, bem objetiva, gostei! Não tenho muitaaa vontade de ler esse livro, mas só leio comentários positivos sobre ele, então deve ser bom mesmo. Eu também gosto dessa capa :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii!

    Muitas pessoas me falam super bem desse livro e estou louca para ler ^^ Adorei a sua resenha e a dica está mais que anotada!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Essa é outra distopia na minha imensa lista de distopias que pretendo ler. Fico interessada na lição que essa história possui e na proposta da trama. Quero assistir ao filme e ler o livro assim que for possível.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir