Resenha - Os 13 Porquês


Livro: Os 13 Porquês
Autor(a): Jay Asher
Editora: Atica
Ano: 2009
Páginas: 256
Avaliação: 

Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento. 

Esse é um daqueles livros que nos fazem voltar no tempo e lembrar de épocas importantes de nossa vida. E nos faz refletir em como nossas atitudes, podem interferir a vida de outras pessoas.

Nessa história, conhecemos Clay, um garoto comum. Ele está muito intrigado ao receber em sua casa umas fitas cassetes, com gravações de Hannah uma antiga colega, que cometeu suicido. Já de inicio ela explica que as cada fita fala de uma pessoa que tem relação / motivo ao seu suicido. Ao mesmo tempo que está curioso, ele tem medo de ouvir as fitas, pois não sabe ao certo o que fez para aquela garota.

O livro trata de situações importantes como bullying , solidão e suicido, inclusive no final ele explica como podemos perceber isso em pessoas que as vezes estão passando por problemas, como depressão, etc.

O livro me cativou desde o inicio, pois você não consegue parar de ler. Li muito rápido, pois queria muito entender os motivos que levaram a Hannah tal ponto.

Me apeguei muito a protagonista desde desde o inicio, logo de cara, percebemos que ela é uma pessoa bem solitária...

O livro me envolveu de tal forma que eu ficava imaginando formas e maneiras de ajuda-la, realmente é de tocar o coração..

Recomendo a leitura desse livro e na minha opinião ele deveria ser usado nas escolas, para discussão, acredito que vá conscientizar muitas pessoas e ajudar outras...



Beijos, até a próxima!!!

8 comentários:

  1. fiquei super curioso e com toda certeza irei acrescentá lo a minha lista. ^^
    belo post!

    http://blogboynews.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,

      Leia Sim, tenho certeza que irá gostar!

      Beijos!

      Excluir
  2. Preciso desse livro
    manda para mim? Brincadeira
    Eu tenho muita curiosidade de ler esse livro, e com a sua resenha só me deixou com mais vontade
    Parabéns pela resenha
    Beijo
    https://atesegunda.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafah!
      Eu não tenho o físico, li por e book :'(.
      Mas vou comprar pra ter na estante.
      Leia é muito bom, nos faz refletir.
      Beijos!

      Excluir
  3. Esse livro, parece ser muito interessante!
    Gosto muito de leituras que nos fazem refletir...
    Com certeza já está na minha lista.

    Beijos!
    http://umacertajovem.com/

    ResponderExcluir
  4. Já peguei este livro duas vezes para ler e simplesmente não consegui. Achei a escrita do autor simples demais, e particularmente para mim foi um problema que logo de início percebi que iria prejudicar minha leitura. Talvez algum dia eu experimente novamente, talvez...

    Abraços,
    Iuri Rodrigues | http://memoriasdoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iuri!
      Realmente a linguagem do livro é simples. Mas a mensagem que ele passa é tão boa que fiquei pensando, "caramba, como um livro tão simples, pode passar uma mensagem tão boa" por isso acho que deveria ser trabalhado nas escolas.
      Beijos!

      Excluir