Resenha - Amigos Secretos


   
Livro: Amigos Secretos
Autor(a): Ana Maria Machado
Editora: Atica
Ano: 1991
Páginas: 144
Avaliação: 




Sinopse: Um dos membros do 'Clube da Árvore' (uma confraria de jovens que se encontram no alto de uma árvore para brincar e contar histórias) coloca um livro de Monteiro Lobato dentro do videocassete e, com isso, abre uma passagem que os liga ao mundo encantado do pai de Emília e Narizinho e de outros autores caros ao universo infanto-juvenil, como Cervantes, Mark Twain e a própria Ana Maria Machado. 

Oi gente! Hoje vou resenhar e comentar sobre um livro que particularmente, achei incrível, um livro nacional que com certeza me prendeu e me mostrou o quão mágico é essa tal "literatura infantil".
   
A turma vive inúmeras peripécias com personagens da literatura. E aprende que a literatura pode ser um instrumento para a compreensão da realidade.


O Livro conta a história de um grupo de amigos (Lu,Lorena,Pereba,Cláudia,Pilar,Mário,Helô,Tiago,Duda e Sérgio) que vivem ou viajam nas férias para a cidade de Cedrinho que não lá uma cidade grande, em Cedrinho os garotos tem um tal de "Clube da Árvore" que é um espaço onde eles usam pra brincar, assistirem filmes e até ler. A ação começa quando um dos amigos (Duda) coloca um livro de Monteiro Lobato no videocassete, a partir dai tudo começa a ficar mais divertido, ao decorrer da história aparecem diversos personagens clássicos com o Peter Pan, Dom Quixote e até mesmo Mark Twain.

Confesso que li esse livro já pensando que era chato e entediante por ser da escola, mas no final, mudei minha opinião. Ana Maria Machado conseguiu juntar o melhor da literatura em um só livro, por ser um livro paradidático e para crianças ele surpreende, o fato de a autora ser fã das obras de Monteiro Lobato ajudam o enredo a ficar cativante. A história toda é contada pelo menino cujo apelido é "Pereba", que foi escolhido num sorteio para escrever as aventuras dessa turma, os personagens levam juntos com si a irreverência, cada um tem sua "essência", mas é claro que com a mente e com os hábitos de crianças, no fim do livro há cartas dos personagens dos livros ao "escritor" do mesmo, opinando sobre o livro, o que é bem legal, só não leia o final antes de ler o livro, as cartas contém MUITO "Spoiler" do próprio livro.

O livro é todo ilustrado e a diagramação dele é boa, a editora fez um belo trabalho aqui, as paginas tem cores diversificadas, não entendi o porque, mas achei interessante. O livro faz parte da coleção da Autora Ana Maria Machado.

Espero que tenham gostado, até a próxima!


1 comentários:

  1. Adoro livro ilustrado.

    Não conhecia o livro, mas só por ela gostar de Monteiro Lobato, fiquei curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir