Os 10 principais escritores brasileiros - Parte 1

Confesso para vocês que leio mais literatura estrangeira do que nacional. Pois na época que comecei a gostar de ler (que foi por volta do 11 anos) não se tinha muitos livros infanto-juvenis nacionais como se tem hoje. Com o tempo comecei a conhecer os nossos escritores brasileiros e me sinto orgulhosa com a riqueza de escritores que temos.

Muitos deles marcaram suas épocas e até hoje, são conhecidos até fora do país.

Irei dividir o post em duas partes para não ficar muito grande.

Vejamos abaixo nossos principais escritores e suas obras:


  • Machado de Assis - Nasceu em 21/06/1839 e morreu em 29/09/1908. Escritor brasileiro,  considerado como o maior nome da literatura nacionalEscreveu todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário.




Suas principais obras sãoRessurreição, A mão e a luva, Helena ,Iaiá Garcia,  Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e
 Jacó, Memorial de Aires.
  • Guimarães Rosa - Nasceu em 27/06/1908 e morreu em 19/11/1967. Um dos mais importantes escritores, além de médico e diplomata. Os contos e romances escritos por ele ambientam-se no chamado sertão brasileiro. A sua obra destaca-se, sobretudo, pelas inovações de linguagem, sendo marcada pela influência de falares populares e regionais que permitiu a criação de inúmeros vocábulos. 



Suas principais obras sãoGrande Sertão Veredas. Escreveu também outras obras importantes, como Sagarana, Primeiras Estórias, Corpo de baile.


  • Clarice Lispector - Nasceu 10/12/1920 e morreu em 09/12-1977. Autora de romancescontos e ensaios e considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX. Sua obra está repleta de cenas cotidianas simples e tramas psicológicas.



Suas principais obras sãoPerto do Coração Selvagem, A Paixão segundo G.H. Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Água Viva , A Hora da Estrela, Laços de Família.

  • Monteiro Lobato - Nasceu em 18/04/1948 e morreu em 04/07/1948. Escritor brasileiro mais fluente de todos os tempos, foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. Ele foi o maior escritor de livros infantis.



Suas principais obras sãocoleção do Sítio do Pica-pau amarelo, composta de vários volumes, dentre elas estão Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e Emília no país da gramática.

  • Jorge Amado - Nasceu em 10/08/1912 e morreu em 06/08/2001. Foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos.Integrou os quadros da intelectualidade comunista brasileira desde o final da primeira metade do século XX - ideologia presente em várias obras, como a retratação dos moradores do trapiche baiano em Capitães da Areia, de 1937.

Suas principais obras sãoO país do carnaval, Gabriela, cravo e canela, Dona flor e seus dois maridos, Tieta do agreste.

Espero que tenham gostado.

Beijos, até a próxima.


2 comentários:

  1. Seu blog é lindo e a proposta é ótima, mas você confundiu um pouquinho as coisas: as obras abaixo do Machado de Assis são da Clarice Lispector e as obras embaixo da Clarice na verdade são do Carlos Drummond de Andrade...

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa é verdade, na hora da postagem acabei me confundindo. Muito obrigada mesmo pela observação! Já fiz as devidas correções.

      Excluir